SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Metodologia de pesquisa em psicossociologia: Estudos sobre o campo religioso afro-brasileiro a partir dos estudos pós-coloniaisSentidos e significados do trabalho entre pessoas em situação de rua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MELO, Daniela Canazaro de et al. Influência da religiosidade e sintomas de desesperança em mulheres prisioneiras. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 97-108. ISSN 1870-350X.

A prática religiosa, dentro da prisão, constitui a possibilidade de troca de mundos. O objetivo é comparar os perfis de prisioneiras que praticam algum tipo de atividade religiosa ou que possuem algum senso de fé particular com os perfis das prisioneiras que não praticam nenhum tipo de atividade religiosa, assim como relatam não possuir nenhum tipo de fé. O delineamento foi quantitativo, transversal e descritivo. Participaram do estudo 287 mulheres presas em regime fechado. Os instrumentos foram: um questionário com dados sócio-demográficos, um sobre a religiosidade e a Escala de Desesperança Beck (BHS). Os achados mostraram que a maioria da amostra não apresenta a sintomatologia de desesperança. Estes dados foram encontrados com relação à classificação da BHS e apenas 6% apresentaram sintomatologia de desesperança. Há associação significativa entre religiosidade e sintomas depressivos, onde se aferiu que as mulheres que apresentam um alto nível de participação religiosa apresentaram uma menor sintomatologia depressiva do que as que não possuem nenhum envolvimento com tais atividades.

Palabras clave : mulheres prisioneiras; religiosidade; prisão; saúde mental; BHS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )