SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Influência da religiosidade e sintomas de desesperança em mulheres prisioneirasEl encuadre periodístico en torno a los conflictos hídricos derivados de la mercadocracia en México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

HENRIQUE, Regis Albuquerque; SANTOS, Clara Miranda  y  VIANNA, João Jackson Bezerra. Sentidos e significados do trabalho entre pessoas em situação de rua. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 109-120. ISSN 1870-350X.

Este artigo pretende apresentar aspectos relacionados aos sentidos e significados dados ao trabalho por pessoas em situação de rua. Esta problemática é crescente não apenas em grandes conglomerados urbanos, mas também nas cidades amazônicas em desenvolvimento. Verificou-se entre esse segmento a existência de sentidos e significados positivos com respeito ao trabalho, apesar das condições extremas de insalubridade e exclusão. Os entrevistados apresentavam-se e se reconheciam por algum ofício ou habilidade que marcava até então suas identidades, atribuíam ao trabalho sentidos e significados de realização, entretenimento, dignidade e saúde. A categoria trabalho pode ser considerada como fator propulsor para a inclusão social e a promoção de saúde. Destaca-se ainda que a observação de aspectos como esses são imprescindíveis para a implementação de políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade desta população.

Palabras clave : trabalho; pessoas em situação de rua; sentidos; significados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )