SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Sentidos e significados do trabalho entre pessoas em situação de ruaSensibilización ambiental en una muestra de niños mexicanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

LIRIOS, Cruz García. El encuadre periodístico en torno a los conflictos hídricos derivados de la mercadocracia en México. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 121-155. ISSN 1870-350X.

A Organização das Nações Unidas (ONU), em seu relatório de 2010 adverte sobre as consequências econômicas, geopolíticas e sanitárias das mudanças climáticas. A ONU considera que as guerras do futuro terão inicio com conflitos em torno da administração dos recursos naturais. Neste sentido, os estudos psicológicos da sustentabilidade identificaram o abastecimento intermitente de água como a causa essencial de conflitos locais. Este estudo explora as dimensões dos conflitos hídricos entre as autoridades e os usuários do serviço de água potável de uma região da Cidade do México. Estabeleceu-se uma amostra de 10 reportagens para analisar, mediante um índice de mediação, sete estratégias de usuários e nove autoridades em torno do gasto de água. Os resultados mostram baixa mediação de conflitos hídricos e a partir de tais resultados, discute-se a cobertura da mídia impressa em referência às estratégias governamentais e cidadãs diante ao problema da falta de água.

Palabras clave : escassez; conflito; estratégia; índice; mediação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )