SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A saúde mental no contexto da Estratégia Saúde da Família no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto  e  SILVA, Katiane. Entre a floresta e a cidade: percepção do espaço social de moradia em adolescentes. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp. 5-23. ISSN 1870-350X.

São analisadas as percepções de adolescentes entorno da Reserva Florestal Ducke, localizada em Manaus/AM sobre seu lugar de moradia tendo a floresta como limite de suas casas e da cidade em que vivem. Utilizando-se uma versão modificada de mapas mentais seguidos de entrevista semiestruturada, os resultados mostraram três diferentes modos de estruturação perceptiva sobre seu lugar de moradia. O modo utilitarista, encontrado em 61% dos adolescentes, se caracteriza pela ideia de que o lugar de moradia deve ser a cidade construída, mas esta deve se beneficiar dos recursos da floresta. O modo sectarizante, presente em 27% dos adolescentes, estabelece como lugar de moradia apenas o ambiente construído, ignorando a presença da floresta. O modo integrador, expresso por 12% dos adolescentes, caracteriza o ambiente residencial como uma unidade onde o bairro e a floresta integram uma única paisagem do lugar onde moram.

Palavras-chave : Reserva Ducke; percepções ambientais; espaço de moradia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )