SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Entre a floresta e a cidade: percepção do espaço social de moradia em adolescentesApoio social e satisfação no trabalho em funcionários de uma empresa de petróleo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

PAULON, Simone et al. A saúde mental no contexto da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp. 24-42. ISSN 1870-350X.

São discutidas as concepções sobre saúde mental e loucura e os modos de funcionamento das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) associadas a essas concepções em duas unidades da rede básica de saúde das cidades de Natal capital no nordeste brasileiro- e Porto Alegre capital do extremo sul do país. O referencial teórico-metodológico da análise institucional foi utilizado para tratamento das informações levantadas através da realização de 40 entrevistas com os profissionais da unidade de saúde da família da cidade de Natal e 14 entrevistas na unidade análoga em Porto Alegre. As entrevistas foram baseadas em um roteiro semiestruturado que contemplava concepções acerca da loucura, modos de trabalhar das equipes e estratégias de cuidado utilizadas com usuários da saúde mental que frequentam as duas unidades. Entre os resultados, observou-se a presença de concepções rígidas e preconceituosas em relação à loucura, que a associam com periculosidade e descontrole e uma forte tendência de apelar à simples administração de medicação psiquiátrica como forma de resolver as demandas em saúde mental. Concluiu-se que os processos de formação revelaram-se como uma ferramenta capaz de produzir transformações nas concepções sobre saúde mental e loucura, possibilitando assim novas formas de funcionamento grupais e institucionais.

Palabras clave : saúde mental; atenção primária à saúde; reforma psiquiátrica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )