SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A saúde mental no contexto da Estratégia Saúde da Família no BrasilEl liderazgo comunitario y su importancia en la intervención comunitaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

FONSECA, IlvaSantana Santos; ARAUJO, Tânia Maria de; BERNARDES, Kionna Oliveira  e  AMADO, Nadia. Apoio social e satisfação no trabalho em funcionários de uma empresa de petróleo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp. 43-56. ISSN 1870-350X.

O apoio no trabalho depende de como os empregados percebem o reconhecimento da empresa ao seu trabalho. Alguns modelos analisam este apoio, dentre eles o Modelo Demanda-Controle. O estudo avaliou a relação entre o apoio organizacional e a satisfação no trabalho de funcionários de uma empresa de petróleo do Brasil. Foi um estudo de corte transversal com 489 (65.6%) indivíduos do total dos 745. Predominaram homens (68.2%), casados (71.5%), nível superior (56.6%), faixa etária de 41 a 50 anos (55.3%) e remuneração média de 9,1 salários mínimos. A associação entre a satisfação no trabalho e o apoio social na empresa demonstrou que quatro vezes mais funcionários com alto nível de apoio social estavam satisfeitos no trabalho, revelando que quanto mais alto o nível de apoio social, maior a satisfação afirmando a importância das relações interpessoais no ambiente ocupacional sobre a satisfação dos trabalhadores.

Palavras-chave : apoio social; satisfação no trabalho; empresa de petróleo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )