SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Apoio social e satisfação no trabalho em funcionários de uma empresa de petróleoEvaluación del bienestar subjetivo en estudiantes universitarios de México y Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

ANDRADE, Rodrigo Rojas. El liderazgo comunitario y su importancia en la intervención comunitaria. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp. 57-76. ISSN 1870-350X.

Liderança é um fenômeno de discussão inevitável sobre psicologia e intervenção comunitária, no entanto a sua investigação é escasso. Este trabalho foi realizado para uma abordagem ao seu estado da arte através de uma investigação documental. Os resultados mostram que a liderança comunitária tem dois níveis: líderes comunitários e liderança por parte da comunidade. O primeiro refere-se à presença de líderes ou dirigentes da comunidade, enquanto o segundo refere-se ao capital acumulado. Descrevemos as estratégias de intervenção utilizado em tanto os níveis, concluindo que é essencial considerá-los como ações complementares.

Palavras-chave : liderança comunitária; intervenção comunitária; lideranças por parte da comunidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )