SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Actitudes y hábitos asociados al uso de las TICs en alumnos de psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

COMIN, Fabio Scorsolini-; SOUZA, Laura Vilela e  y  SANTOS, Manoel Antônio dos. Discursos sobre a aprovação da união estável de homossexuais em um grupo de discussão virtual. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp. 15-131. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi compreender, a partir de uma abordagem construcionista social, de que modo os repertórios interpretativos sobre a união estável entre homossexuais são utilizados em uma rede social. Foram analisados os comentários dos participantes de um grupo de discussão de uma rede social, em resposta à notícia sobre o reconhecimento da extensão para casais homossexuais, da legislação que regula a união estável, publicada no dia 5 de maio de 2011. Nas conversas analisadas, notam-se dois movimentos distintos: a necessidade de uniformização do sentido de família sob a égide religiosa, heteronormativa e pautada na procriação; e a necessidade de abarcar as diferentes possibilidades de definição do que seria uma unidade familiar, o que inclui a efetivação da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Conhecer as repercussões éticas e políticas do uso desses repertórios, que não são neutros, pode ampliar o convite para que outras vozes possam ser cotejadas e trazidas à baila, a fim de que novos sentidos sejam reconhecidos em seu potencial transformador.

Palabras clave : homossexualidade; gênero; família; construcionismo social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )