SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Representações sociais de violência a partir da percepção do agressor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

WONG, María Teresa Rodríguez; WONG, Maitié Rodríguez  e  DOVAL, Yamila Roque. Relações professor-aluno e as TIC na escola de formação profissional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 4-23. ISSN 1870-350X.

Nós apresentamos uma caracterização das relações professor-aluno, mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em uma universidade cubana. Pesquisa-ação cooperativa é usada com análise de documentos, entrevistas em profundidade, entrevistas semiestruturadas, individuais e de grupo e observação participante. Os indicadores são: percepção mútua, autonomia, dinâmica de poder (simetria, tipologia de poder e sentimentos mútuos conjuntivos). A correspondência foi evidente entre a percepção mútua de alunos e professores e sua relação com as imagens de professor e aluno ideais, o desenvolvimento da autonomia do aluno, através da utilização das TIC, e a presença de duas tendências na dinâmica de poder, sustentadas por diferenças de simetria entre os atores do processo, y as bases de poder que prevalecem. Também foram identificados sentimentos conjuntivos entre alunos e professores.

Palavras-chave : relações; poder; comunicação; TIC.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License