SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Relaciones interpersonales estudiante-profesor y TIC en la formación del profesional universitarioHacia un modelo de competencia teórica: Las controversias y el cambio científico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ALENCAR, Ana Verônica de; OLIVEIRA, Gislene Farias de; ROLIM NETO, Modesto Leite  y  BIANCO, Bianca Alves Vieira. Representações sociais de violência a partir da percepção do agressor. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 24-43. ISSN 1870-350X.

Representações sociais são explicações, ideias e crenças de um grupo de pessoas que permitem evocações sobre um dado acontecimento, objeto ou pessoa. O objetivo foi conhecer as representações sociais de violência, na percepção do agressor. Foi um estudo de campo, descritivo e qualitativo. A amostra envolveu 29 participantes, todos homens, detidos por violência doméstica. O instrumento de coleta foi uma entrevista semiestruturada. As idades variaram entre 18 a 56 anos, com maior concentração na faixa de 26 a 35 anos (48%). As concepções de violência eliciadas foram agrupadas em três categorias: a) ação violenta, com duas subcategorias: física e emocional; b) caracterização; e c) consequência. As falas de alguns dos agressores parecem levá-los a uma reflexão das consequências de sua ação. Recomenda-se que estudos futuros incorporem as variáveis tempo de relacionamento e tempo de exposição da vítima à violência. Conclui-se que a políticas públicas que proponham intervenções educativas e laborais mais eficazes para os agressores, que não somente as penas de detenção, certamente ajudariam a minimizar o problema.

Palabras clave : representações sociais; violência; agressor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License