SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Representações sociais de violência a partir da percepção do agressorEscolástica: problema fundamental da psicologia hoje? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

GALLARDO, Alberto Miranda. Rumo a um modelo de competência teórica: Controvérsias e mudança científica. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 44-62. ISSN 1870-350X.

A segunda versão do modelo da competência teórica como motor da mudança científica e como uma forma de explicar o papel da crítica no refinamento teoria é apresentada. Desde os pré-socráticos, através de Platão, há a intuição de que o diálogo crítico é uma forma de desenvolver ideias. Mais tarde, os filósofos da ciência, como Popper, Lakatos, Feyerabend, Laudan e Kitcher, consideram que a competência teórica desempenha um papel fundamental no refinamento e escolha de teorias, mas não conseguem propor um modelo teórico a este respeito. Portanto, neste artigo um modelo de competência que explica o papel da crítica e da escolha de teorias, particularmente controvérsias científicas, é proposto.

Palavras-chave : competência teórica; mudança científica; diálogo crítico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License