SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Hacia un modelo de competencia teórica: Las controversias y el cambio científicoAbuso sexual intrafamiliar: Una mirada multifacética al incesto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

TOSI, Lucas David  y  TOSI, Jeremías David. Escolástica: problema fundamental da psicologia hoje?. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 63-86. ISSN 1870-350X.

Aqueles que pertencem a esta disciplina com dos frentes explicam este cenário através da noção de escola, um conceito impreciso que justifica e expressa à falta de diálogo entre os diferentes sistemas psicológicos. Propõe-se clarificar o conceito de escolastica no contexto atual da psicologia, e diferencia-lo de outras propostas epistemológicas (por exemplo: unificação ou pluralismo). Alem disso, analisa-se sua influência em três dimensões problemáticas da disciplina: histórica, teórica e metodológica. Conclui-se que a escolastica tem conotações negativas para o desenvolvimento da psicologia, devido ao seu estilo de comunicação monológica, oposta à razão dialógica como o motor do progresso científico. É essencial discutir as condições escolásticas da psicologia, porque desse fato dependerá a superação do dogmatismo e do corporativismo escolástico.

Palabras clave : problemas da psicologia; escolástica; estilo de comunicação monológico; dogmatismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License