SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Abuso sexual intrafamiliar: Una mirada multifacética al incestoNo sé cómo se siente: Un estudio de caso sobre el trastorno hipersexual y sus comorbilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

VAZQUEZ-AQUINO, Susana. Memória-Tempo-Processamento: Novo desenvolvimento para o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 106-129. ISSN 1870-350X.

Apresenta e analisa os resultados da aplicação da Memória-Tempo-Processamento: Uma Metáfora de Resgate em 12 passos, tratamento para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Abordagem cognitivo-comportamental, utiliza-se a projeção -uma forma de "exposição"- para "reviver" imaginariamente o trauma, e para realizar processamento e recontextualização temporal do TEPT. Utilizam-se Hipnose Ericksoniana, ferramentas de PNL, e para os estudos de casos, o marco sistêmico. Descrevem-se os 12 passos. Foi administrado a 15 pacientes com diagnóstico de TEPT e outros 15 ficaram no grupo de controle. Investigação do tipo misto realizada com vítimas sobreviventes e familiares de vítimas do incêndio Ycuá Bolaños, em Assunção, Paraguai, em agosto de 2004. Os dados foram recolhidos mediante uma entrevista semi-estruturada e Lista de Revisão PCL-C (Wheather, Husca & Keane, 1991) que confirmaram diagnósticos de TEPT. Os sintomas foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram uma elevada eficácia do tratamento.

Palabras clave : Estresse pós-traumático; cognitivo-comportamental; novo desenvolvimento terapêutico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License