SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Memoria-Tiempo-Procesamiento: Nuevo desarrollo para el tratamiento del trastorno de estrés postraumático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

DIEHL, Alessandra et al. Eu não sei como sentir: Um caso clínico sobre o transtorno hipersexual e suas comorbidades. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.26, pp. 130-150. ISSN 1870-350X.

O transtorno hipersexual é um diagnóstico que embora muito prevalente na população geral segue ainda sendo subdiagnosticado em amostras clínicas. Esta condição tem alta associação com transtorno por uso de substancias e também com outras condições sexuais, tais como o transtorno parafílico, com importante carga de sofrimento e dificuldade de intimidade a seu portador. Raros são os estudos da América Latina provenientes de amostras clínicas que discutem as possibilidades comórbidas deste transtorno, bem como possíveis manejos e compreensões para esta condição complexa. Assim, justifica-se o objetivo deste artigo que é apresentar uma atualização sobre o transtorno hipersexual e suas comorbidades através de um caso clinico dentro das perspectivas da visão biológica, cognitiva-comportamental, psicanalítica e do contexto das novas diretrizes diagnósticas do DSM V e da futura CID 11.

Palabras clave : Transtornos relacionados ao uso de substancias; transtorno hipersexual; transtorno parafílico; comorbidades; relato de caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License