SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27La cultura política en estudiantes universitarios: Una comparación entre universidades interculturales y universidades de León, Guanajuato índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GONZALEZ-AGUILAR, Fernando. Significado da democracia em estudantes universitários: Um estudo a partir da teoria das representações sociais. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.27, pp. 8-34. ISSN 1870-350X.

Nós tentamos compreender e comparar as representações sociais da democracia em três universidades interculturais de graduação e da Cidade de León, em Guanajuato. Assumimos a importância de pensamentos e ações dos cidadãos na consolidação dos processos democráticos, embora reconhecendo que, no México, nós vivemos em uma sociedade complexa, com elevados níveis de desconfiança e sentimentos de incerteza sobre o futuro. Usamos uma amostra intencional de 245 indivíduos. Como instrumento para a obtenção de informações aplicar a técnica de Naturais Semantic Networks, com elementos de Modelo Cognitive Esquema de Base. Os resultados permitem identificar o seguinte: o thema ser-deve ser como "macro-organizador", um campo de representação estruturado a partir de quatro dimensões: valores e contra valores, conteúdos críticos, atores e instrumentos, bem como a presença central das palavras igualdade, corrupção, liberdade e política em todos os grupos investigados.

Palabras clave : Representações sociais; democracia; estudantes; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License