SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A cultura política em estudantes universitários: Uma comparação das universidades interculturais e universidades de León, GuanajuatoCidadania e a vontade de viver com a pessoa lésbica em estudantes universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

OSORIO, Juan Manuel Piña. Estudantes universitários frente à diversidade. Significado do termo homossexual. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.27, pp. 66-92. ISSN 1870-350X.

Meu objetivo neste artigo é apresentar os significados expressos por estudantes universitários sobre a diversidade sexual. Para obter informações foi desenvolvida uma ferramenta de associação de palavras com o termo indutor homossexual. Eles foram convidados a escrever três termos associados, que os hierarquizassem discutir o porquê de suas associações. O instrumento foi aplicado a estudantes na região central do México. Descobrimos que pouco mais de 50% da amostra escreveu palavras de aceitação, respeito, inclusão e reconhecimento, no entanto, 25%, marcou termos negativos com sentido homo fóbico, associando-os com o feminino ou o hiper-sexual. Todos os outros termos foram de tolerância, mas enfatizaram um lamentoso e adverso cenário em relação ao homossexual.

Palavras-chave : Estudantes; diversidade sexual; homofobia; exclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License