SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Ciudadanía y diversidad sexual: Disposición de universitarios para convivir con la persona lesbianaSignificados acerca del indígena en universitarios del Centro de México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

RUIZ, María Teresa Reyes. Os estudantes universitários em relação às pessoas com HIV/Aids. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.27, pp. 119-143. ISSN 1870-350X.

O mundo em que vivemos é caracterizada por uma variedade de expressões, como a preferência sexual, condição política, ideológica ou religiosa, social, físico ou de saúde, entre outros. Realidade exige uma cultura de cidadania, para que as pessoas possam viver juntos em harmonia. Daí o objetivo de investigar como eles são percebidos de pessoas que vivem com o HIV por estudantes de três universidades em León, Guanajuato, dos quais uma cultura cívica de aceitação é esperado. A pesquisa a ser realizada a partir da arte Naturais Semantic Networks. Os resultados mostram que a cultura cívica dos alunos, é caracterizada pela aceitação mediante a emissão de expressões como pessoa, cuidado e responsabilidade. Além disso manifestações de estigma percebidas para expressar palavras como doença, morte, sexo e infecção. E reconhecer o fato de termos de formulação discriminatórias como a discriminação, a AIDS e rejeição.

Palabras clave : Aceitação; o estigma; a discriminação; os estudantes universitários; a cultura da cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License