SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Os estudantes universitários em relação às pessoas com HIV/AidsAdultos mais velhos: Aceitação e estigma. O significado de estudantes a Região Central do México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

ROUSELL, Hilda Berenice Aguayo. Significados acerca do indígena em universidades do Centro de México. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.27, pp. 144-168. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi determinar os significados que dão a grupos indígenas alunos de três universidades da Região Central do México como um sinal de cidadania cultural. Trabalhamos com 81 indivíduos, mulheres y homes, utilizando Redes Semânticas Naturais. Na análise, os dados foram agrupados em três dimensões semânticas: Aceitação, compreensão e estigmatização. Nós obtivemos resultados: palavras com significado de aceitação, 61.8% com termos como cultura, pessoa, respeito; significado de compreensão com 24.2%, com expressões tais como discriminação, marginalizadas, racismo; e significado de estigmatização com 14.0% e palavras como analfabeto, indio, naco. As conclusões tendem a reavaliar a herança cultural dos povos indígenas e denotam situações de desigualdade e injustiça social, no entanto, também existem termos de intolerância e rejeição, que indicam uma falta de cultura cidadão nos jovens de alguns setores da sociedade mexicana.

Palavras-chave : Cidadania; significados; estudantes; indígenas; aceitação; compreensão; estigma.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License