SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Significados acerca do indígena em universidades do Centro de México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

ARAUZ, Francisco Ernesto Rama. Adultos mais velhos: Aceitação e estigma. O significado de estudantes a Região Central do México. Psicol. Am. Lat. [online]. 2014, n.27, pp. 169-196. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de pesquisa realizada com estudantes do ensino superior. Eles são o produto da aplicação de um instrumento associativo que responde as redes semânticas naturais, onde se pede a cada participante que escrever a partir de um termo indutor, palavras que se referem ou se associam a palavra hierarquiza e, em seguida, na ordem da importância para ele. Os resultados de três universidades no centro da cidade, no sentido de que os alunos têm sobre o conceito de idoso, obtendo do peso semântico das palavras associadas são apresentados. As respostas dos alunos indicam um total de 83 palavras diferentes associadas com o indutor de determinado prazo. O principal, o foco em aspectos que indicam níveis de aceitação para o grupo de adultos mais velhos.

Palavras-chave : Estudantes; adulto maior; aceitação; estigma.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License