SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28La Valorización diferencial de las estrategias de "Coping": Un Estudio Sobre los Empleados en la Provincia de Buenos AiresValidación de una Escala de Control y Promoción en Habilidades Sociales para Padres en el Contexto de la Convivencia Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

PINTO, Karla; ROCHA, Flávia; TAVARES, Júlia  y  TIMOTEO, Dayane. O X da questão: proposta de utilização da terapia cognitivo comportamental na terapia sexual com mulheres no climatério. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 88-99. ISSN 1870-350X.

Introdução: Apesar de se configurar como um tema de extrema relevância no que diz respeito à qualidade de vida, o climatério ainda é um acontecimento negligenciado socialmente e que carrega o estigma de ser marcador de envelhecimento. Na atenção à saúde sexual da mulher precisam ser oferecidas informações detalhadas sobre os vários aspectos dessa nova etapa da vida. É um grande desafio para assistência básica o diagnóstico e o tratamento pautados na queixa sexual de fundo psíquico e biológico. Muitas vezes, é justamente uma intervenção pontual que pode minimizar as repercussões psíquicas dos efeitos físicos, biológicos e comportamentais na sexualidade da mulher na fase do climatério. Objetivo: Analisar a contribuição da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) na retomada do desejo sexual feminino na fase do climatério e descrever uma proposta de esquema terapêutico de intervenção da TCC na terapia sexual em mulheres na fase do climatério. Métodos: Revisão bibliográfica sobre sexualidade no climatério e descrição da Oficina de Sexualidade no Climatério no ambulatório de ginecologia da Unidade Básica de Saúde da Família Ana Vilar Cantalice, em Campina Grande - PB. Resultados: Apesar de ainda ser vista como tabu, a sexualidade feminina precisa ser abordada dentro de uma metodologia participativa, enfatizando os aspectos biopsicossociais. A experiência descrita contempla esses aspectos e observou-se que as mulheres na fase do climatério necessitam de espaço para fazer o discurso circular. Alguns relatos indicam o desejo do resgate da sexualidade, além da busca de alternativas para o enfrentamento das situações-problema. Conclusão: A utilização dessa metodologia de Oficina traz uma contribuição bastante relevante no que diz respeito à promoção à saúde para abordar sexualidade no climatério, possibilitando às mulheres o conhecimento do próprio corpo e da sintomatologia inerente a essa fase.

Palabras clave : Sexualidade; Climatério; Terapia Cognitivo Comportamental; Promoção da saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License