SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28As estratégias para aumentar o diferencial de "coping": um estudo de funcionários na província de Buenos AiresValidação de uma escala de controle e promoção de habilidades sociais para pais no contexto da convivência escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

PINTO, Karla; ROCHA, Flávia; TAVARES, Júlia  e  TIMOTEO, Dayane. O X da questão: proposta de utilização da terapia cognitivo comportamental na terapia sexual com mulheres no climatério. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 88-99. ISSN 1870-350X.

Introdução: Apesar de se configurar como um tema de extrema relevância no que diz respeito à qualidade de vida, o climatério ainda é um acontecimento negligenciado socialmente e que carrega o estigma de ser marcador de envelhecimento. Na atenção à saúde sexual da mulher precisam ser oferecidas informações detalhadas sobre os vários aspectos dessa nova etapa da vida. É um grande desafio para assistência básica o diagnóstico e o tratamento pautados na queixa sexual de fundo psíquico e biológico. Muitas vezes, é justamente uma intervenção pontual que pode minimizar as repercussões psíquicas dos efeitos físicos, biológicos e comportamentais na sexualidade da mulher na fase do climatério. Objetivo: Analisar a contribuição da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) na retomada do desejo sexual feminino na fase do climatério e descrever uma proposta de esquema terapêutico de intervenção da TCC na terapia sexual em mulheres na fase do climatério. Métodos: Revisão bibliográfica sobre sexualidade no climatério e descrição da Oficina de Sexualidade no Climatério no ambulatório de ginecologia da Unidade Básica de Saúde da Família Ana Vilar Cantalice, em Campina Grande - PB. Resultados: Apesar de ainda ser vista como tabu, a sexualidade feminina precisa ser abordada dentro de uma metodologia participativa, enfatizando os aspectos biopsicossociais. A experiência descrita contempla esses aspectos e observou-se que as mulheres na fase do climatério necessitam de espaço para fazer o discurso circular. Alguns relatos indicam o desejo do resgate da sexualidade, além da busca de alternativas para o enfrentamento das situações-problema. Conclusão: A utilização dessa metodologia de Oficina traz uma contribuição bastante relevante no que diz respeito à promoção à saúde para abordar sexualidade no climatério, possibilitando às mulheres o conhecimento do próprio corpo e da sintomatologia inerente a essa fase.

Palavras-chave : Sexualidade; Climatério; Terapia Cognitivo Comportamental; Promoção da saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License