SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28The X of the issue: proposal to use cognitive behavioral therapy in sexual therapy with climacteric womenThe techniques of tcc in the control of anxiety in women puerpério por cesariana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

NORIEGA, José Ángel Vera; DANIEL, Daniel Fregoso Borrego  and  TANORI, Karen Guadalupe Duarte. Validação de uma escala de controle e promoção de habilidades sociais para pais no contexto da convivência escolar. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 100-118. ISSN 1870-350X.

A puberdade e os estudos do ensino médio representam um ponto de inflexão na evolução humana modificando as estruturas do clima familiar e o estilo parental. Objetivou-se validar uma escala por meio da teoria de resposta ao item para medir a percepção dos pais com relação ao convívio no ensino médio do estado de Sonora. O instrumento contem 8 itens avaliando a percepção dos pais sobre o controle e a promoção das habilidades sociais transmitidas aos filhos. Empregou-se a análise Rasch, cumprindo os critérios de ajuste. Uma análise fatorial confirmatória indicou uma única dimensão, apresentando um CFI de 0,959, RMSEA de 0,099 e RMR de 0,0338. Os índices de ajuste ficaram dentro do aceitável, com exceção do RMSEA que está um pouco acima do esperado.

Keywords : Autoeficácia; violência escolar; teoria de resposta ao item; ensino médio; habilidades sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License