SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28La X de la cuestión: propuesta de utilización de la terapia cognitiva conductual en la terapia sexual con mujeres en el climaterioLas técnicas de tcc en el control de la ansiedad en mujeres puerto por cesariana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

NORIEGA, José Ángel Vera; DANIEL, Daniel Fregoso Borrego  y  TANORI, Karen Guadalupe Duarte. Validação de uma escala de controle e promoção de habilidades sociais para pais no contexto da convivência escolar. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 100-118. ISSN 1870-350X.

A puberdade e os estudos do ensino médio representam um ponto de inflexão na evolução humana modificando as estruturas do clima familiar e o estilo parental. Objetivou-se validar uma escala por meio da teoria de resposta ao item para medir a percepção dos pais com relação ao convívio no ensino médio do estado de Sonora. O instrumento contem 8 itens avaliando a percepção dos pais sobre o controle e a promoção das habilidades sociais transmitidas aos filhos. Empregou-se a análise Rasch, cumprindo os critérios de ajuste. Uma análise fatorial confirmatória indicou uma única dimensão, apresentando um CFI de 0,959, RMSEA de 0,099 e RMR de 0,0338. Os índices de ajuste ficaram dentro do aceitável, com exceção do RMSEA que está um pouco acima do esperado.

Palabras clave : Autoeficácia; violência escolar; teoria de resposta ao item; ensino médio; habilidades sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License