SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Validation of a Control and Promotion in Socials Skills Scale for Parents in the Academic Connivance Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

RODRIGUES, Allison Marcelo Anjolis  and  HARTWIG, Mayck Djúnior. As técnicas de tcc no controle da ansiedade em mulheres puerpério por cesariana. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 119-130. ISSN 1870-350X.

O presente artigo propõe-se a discutir as relações entre os fatores emocionais e o comprometimento do processo de produção de leite materno em mulheres puérperas por cesariana, bem como de que forma as técnicas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ser eficazes no tratamento e prevenção desses fenômenos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo foi o levantamento bibliográfico, exploratório tomando como base literaturas voltadas ao assunto, foram utilizadas as plataformas Scielo, Bvs-psi e outros artigos relacionados ao estudo em questão. Este trabalho possibilitará ao leitor um entendimento sobre os fatores que podem contribuir para inibição da produção de leite materno, bem como, procedimentos que podem auxiliar na minimização de prejuízos emocionais. Na análise bibliográfica percebeu-se a importância da terapia cognitiva comportamental como uma das mais eficientes estratégias para enfrentamento de fatores emocionais que implicam no processo de produção de leite materno, visto que sua eficácia é comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas, inclusive as emocionais.

Keywords : Aleitamento; Ansiedade; Apojadura; Cesariano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License