SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Validación de una Escala de Control y Promoción en Habilidades Sociales para Padres en el Contexto de la Convivencia Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

RODRIGUES, Allison Marcelo Anjolis  y  HARTWIG, Mayck Djúnior. As técnicas de tcc no controle da ansiedade em mulheres puerpério por cesariana. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.28, pp. 119-130. ISSN 1870-350X.

O presente artigo propõe-se a discutir as relações entre os fatores emocionais e o comprometimento do processo de produção de leite materno em mulheres puérperas por cesariana, bem como de que forma as técnicas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ser eficazes no tratamento e prevenção desses fenômenos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo foi o levantamento bibliográfico, exploratório tomando como base literaturas voltadas ao assunto, foram utilizadas as plataformas Scielo, Bvs-psi e outros artigos relacionados ao estudo em questão. Este trabalho possibilitará ao leitor um entendimento sobre os fatores que podem contribuir para inibição da produção de leite materno, bem como, procedimentos que podem auxiliar na minimização de prejuízos emocionais. Na análise bibliográfica percebeu-se a importância da terapia cognitiva comportamental como uma das mais eficientes estratégias para enfrentamento de fatores emocionais que implicam no processo de produção de leite materno, visto que sua eficácia é comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas, inclusive as emocionais.

Palabras clave : Aleitamento; Ansiedade; Apojadura; Cesariano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License