SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especialProtagonismo epistêmico dos povos indígenas: o papel da etnopsicologíaRelatos de voz y mano con la crianza Wayuu. Uribía, Guajira 2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BERNI, Luiz Eduardo Valiengo. Psicologia e saude mental indígena: Um panorama para construção de políticas públicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.spe, pp. 64-81. ISSN 1870-350X.

Os povos indígenas são minorias culturais inseridas na cultura nacional e em grande estado de vulnerabilidade. A saúde mental é um conceito/campo de atuação fundamental na sociedade não índia, envolvente, e uma criação da civilização europeia. A Saúde Mental no Brasil, apesar de se pautar nos dias atuais por um viés psicossocial, traz incongruências importantes que configuram de modo ambíguo o campo, e que têm impacto direto sobre essas populações. Não é possível aplicar os conceitos reducionistas de saúde, sobretudo de saúde mental, diretamente sobre as culturas indígenas que são, ao contrário da sociedade envolvente, holísticas. Portanto, faz-se necessária uma mediação inter e transcultural, permeada pela inter e Transdisciplinaridade para se construir políticas públicas que possam efetivamente atender a essas populações considerando suas especificidades.

Palabras clave : Saúde Mental; Povos Indígenas; Interculturalidade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License