SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especialPsicologia e saude mental indígena: Um panorama para construção de políticas públicasTejiendo Alteridades Indígenas en Bogotá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MOLANO, Pedro Emilio Espejo. Relatos de voz y mano con la crianza Wayuu. Uribía, Guajira 2016. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.spe, pp. 82-96. ISSN 1870-350X.

Este é um enredo de histórias de alguns agentes educativos e um psicólogo que compartilharam vivências, aprendizagens e a elaboração falada e escrita de cartilhas com docentes e famílias com crianças wayúu nas modalidades de atenção do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF) da primeira infância no município de Uribía, capital do departamento de Guajira, Colômbia. Este é um esboço etnográfico reflexivo no qual: 1) os relatos dos agentes educativos e das famílias, conversados com profissionais de ciências sociais, são comunicações intencionais em espanhol e wayunaiki que relatam situações de criação seguindo a cosmovisão wayúu e os alinhamentos à estratégia "De zero a sempre". 2) os fundamentos epistemológicos da ciência social não são independentes, nem contrários ao sentido comum, nesse caso é o sentido emergente de relatos de criação wayúu e os componentes da educação inicial que se complementam. 3) os métodos de investigação e intervenção social são os mesmos que se usam na vida cotidiana nos territórios. Os relatos de criação foram tecidos em três instâncias em conversas e cenas apreciativas: 1) com os agentes educativos da Fundação ANATAS Wayúu (Saúde na Comunidade) 2) com os agentes educativos que atendem às modalidades nos povoados de Uribía 3) Durante a elaboração manual das cartilhas Vozes Wayúu Jo"uu Tepichichon produzidas no acompanhamento para fortalecimento técnico dos agentes da primeira infância. Os relatos surgem nas conversas reflexivas seguindo o enfoque diferencial, os relatórios das oficinas e os documentos de educação inicial enfocados no desenvolvimento infantil, familiar e comunitário e em momentos vitais com canções de ninar, jogos e contos. A criação wayúu é uma criação comunitária praticada por clãs e famílias, ao mesmo tempo em que é instituída por categorias do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF), configurando uma experiência significativa com enfoque diferencial étnico.

Palabras clave : Saberes cotidianos; cosmovisão; criação; primeira infância; wayunaiki-espanhol.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License