SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29El papel del psicólogo social en la realidad contemporánea colombianaHealing psychological knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

ALONSO, Iliana Cervantes  and  MARTINEZ, Gretel González. Avaliação do potencial de desenvolvimento dos estudantes do bacharelado em Turismo da Universidade de Camagüey   . Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 62-81. ISSN 1870-350X.

Esta é uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de avaliar o potencial de desenvolvimento dos estudantes do 3º ano do Bacharelado em Turismo da Universidade de Camagüey, para isso se diagnosticou de um jeito integrado e dinâmico os componentes da motivação profissional e as competências sócio emocionais associadas ao perfil profissional, empregando observação, provas qualitativas, MBTI e entrevistas. O potencial de desenvolvimento dos estudantes se determinou a partir do nível de desenvolvimento das competências, fundamentalmente autoestima, auto motivação e toma de decisões; a auto valoração crítica destas, seu reconhecimento da necessidade de auto aperfeiçoamento e compromisso pelo auto desenvolvimento na projeção futura. Se constatou que o 14 % dos estudantes tem alto potencial, 50 % potencial meio e o 36 % baixo potencial. Se retroalimentou aos estudantes e às autoridades universitárias com o fim de estimular o compromisso e promover ações para desenvolver o potencial.

Keywords : competências diretivas; competências sócio emocionais; gestão do talento; motivação profissional; potencial humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License