SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29El papel del psicólogo social en la realidad contemporánea colombianaEl saber psicológico sanador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ALONSO, Iliana Cervantes  y  MARTINEZ, Gretel González. Avaliação do potencial de desenvolvimento dos estudantes do bacharelado em Turismo da Universidade de Camagüey   . Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 62-81. ISSN 1870-350X.

Esta é uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de avaliar o potencial de desenvolvimento dos estudantes do 3º ano do Bacharelado em Turismo da Universidade de Camagüey, para isso se diagnosticou de um jeito integrado e dinâmico os componentes da motivação profissional e as competências sócio emocionais associadas ao perfil profissional, empregando observação, provas qualitativas, MBTI e entrevistas. O potencial de desenvolvimento dos estudantes se determinou a partir do nível de desenvolvimento das competências, fundamentalmente autoestima, auto motivação e toma de decisões; a auto valoração crítica destas, seu reconhecimento da necessidade de auto aperfeiçoamento e compromisso pelo auto desenvolvimento na projeção futura. Se constatou que o 14 % dos estudantes tem alto potencial, 50 % potencial meio e o 36 % baixo potencial. Se retroalimentou aos estudantes e às autoridades universitárias com o fim de estimular o compromisso e promover ações para desenvolver o potencial.

Palabras clave : competências diretivas; competências sócio emocionais; gestão do talento; motivação profissional; potencial humano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License