SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Camino hacia América LatinaNarrativas sobre sí mismo y el futuro en la adultez emergente: criterios subjetivos y marcadores sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

PALUDO, Simone dos Santos; GOULART, Juliana Sonego  y  FERREIRA, Luiza Santos. Experiência da implementação do Pair Mercosul no Rio Grande do Sul. Experiências e práticas psicológicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 114-127. ISSN 1870-350X.

O presente artigo visa relatar a implementação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) no interior do Sul do Brasil. O PAIR é uma metodologia que articula políticas e promove o fortalecimento da integração das redes para garantir a proteção de crianças e adolescentes vulneráveis ou vítimas de violência sexual e tráfico para fins sexuais. Seis cidades que fazem fronteiras com países vizinhos do Uruguai e da Argentina participaram. Na primeira etapa do Programa, foram realizadas 294 entrevistas com atores das redes de atendimento desses municípios. Essas informações geraram um diagnóstico que subsidiou a construção de planos operativos. Os atores passaram por capacitação e, ao final, criaram estratégias para melhor tratar o tema, sendo assinado um pacto entre os países, a fim de, em conjunto, enfrentarem o problema relacionado à violência sexual e tráfico a fins de exploração.

Palabras clave : Exploração sexual; rede de atendimento; infânncia e adolescência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License