SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Experiência da implementação do Pair Mercosul no Rio Grande do Sul. Experiências e práticas psicológicasThe brazilian urban space and the mass media: urban space and social exclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco  and  SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia. Narrativas sobre si mesmo e o futuro na adultez emergente: critérios subjetivos e marcadores sociais. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 128-146. ISSN 1870-350X.

A investigação sobre o desenvolvimento do self tem sido, predominantemente, orientada para o self independente/autônomo. Autonomia e relação constituem as narrativas do self autônomo-relacionado. A exploração identitária, os investimentos na educação, o adiamento do casamento e da parentalidade demarcam a experiência do jovem, modificando a visão do futuro. A identidade adulta é adiada, sendo constituída pela percepção subjetiva mais do que pelos tradicionais marcadores sociais. Nosso objetivo é compreender a experiência dos jovens, a partir de suas narrativas, discutindo a definição de ser um adulto e as perspectivas de futuro. Foram realizadas 26 entrevistas com jovens (18 a 25 anos), submetidas à Análise de Conteúdo. Os critérios subjetivos de identidade foram confirmados, ao narrarem sobre si como adultos ou não, sendo a responsabilidade remetida a um processo de autonomia-relacionada. Conclui-se que a definição de uma pessoa adulta demarca uma perspectiva de futuro e não está, completamente, relacionada à experiência presente.

Keywords : adultez emergente; critérios subjetivos; marcadores sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License