SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29The brazilian urban space and the mass media: urban space and social exclusionPerspectivas psicanalíticas e antropológicas a respeito das violências na "Cracolândia" em São Paulo, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SCHERER, Edson Arthur; ESTEFANINI, Jaqueline Rodirgues; CAVALIN, Luciana Aparecida  and  SCHERER, Zeyne Alves Pires. Violência psicológica vivenciada por estudantes do ensino médio. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 160-173. ISSN 1870-350X.

Objetivo: investigar a exposição de estudantes do ensino médio de uma instituição pública à violência psicológica, identificar os perpetradores, o local de ocorrência e as características sociodemográficas dessa população. Método: estudo quantitativo descritivo transversal com a participação de 218 estudantes de ensino médio integrado ao curso técnico. Foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Violência Psicológica para coleta dos dados que ocorreu em 2013 na instituição de ensino, em dia e horário agendado. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva. Resultados: o estudo mostrou que 96,3% dos adolescentes sofreram violência psicológica. Destes, 94,5 % foram expostos a violência em sua forma leve e moderada, 1,8 % a forma grave, e 3,7 % não vivenciaram a violência. As situações de violência ocorreram no contexto familiar e escolar. Os perpetradores mais frequentes foram pais, mães, irmãos, colegas de classe, amigos e professores. Não houve associações expressivas para as variáveis sociodemográficas estudadas e a violência psicológica. Conclusão: A exposição leve e moderada à violência psicológica são experiências presentes nas relações da maioria dos adolescentes com pessoas significativas. Para o enfrentamento deste e outros tipos de violência é fundamental ações intersetoriais com envolvimento da escola, família e comunidade, assim como uma equipe interdisciplinar.

Keywords : Adolescente; comportamento do adolescente; maus-tratos infantis; violência; violência psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License