SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Violência psicológica vivenciada por estudantes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

MARTINS, Raonna Caroline Ronchi; CALIL, Thiago Godoi  e  ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira. Perspectivas psicanalíticas e antropológicas a respeito das violências na "Cracolândia" em São Paulo, Brasil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2017, n.29, pp. 174-191. ISSN 1870-350X.

A partir de estudos na área das drogas e da experiência durante trabalho de campo realizado desde 2004 em uma região que se configurou como uma cena de uso público de crack nos últimos 25 anos, a 'cracolândia', no centro da cidade de São Paulo, Brasil. A presença cada vez maior de pessoas usando crack e ocupando as vias públicas apresentou mudanças nas condições de vida da população local, marcada por um excesso de violências físicas e simbólicas. Por meio da inserção etnográfica e dispositivos de escuta com referencial psicanalítico, visamos explicitar esta questão contemporânea com relação as violências exercidas, principalmente por parte do Estado, aos espaços ocupados tanto por pessoas que usam drogas, como de frequência da população em situação de rua.

Palavras-chave : Antropologia; Psicanalise; abuso de drogas; cena pública; direitos humanos; violência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License