SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Etiología y Prevención de Bulimia Nerviosa y Anorexia Nerviosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AZEVEDO, Maria Beatriz; ALVES, Marta da Silva  y  TAVARES, Júlia Rita Ferreira. Abuso Sexual Intrafamiliar em Adolescentes e Suas Reflexões. Psicol. Am. Lat. [online]. 2018, n.30, pp. 7-25. ISSN 1870-350X.

A violência intrafamiliar ou a violência doméstica contra crianças e adolescentes representa todo ato de omissão, praticados por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que é capaz de causar dano físico, sexual e psicológico à vítima. Implica, de um lado uma transgressão do poder, dever e da proteção do adulto e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e indivíduos em condição peculiar de desenvolvimento. Essa violência doméstica além de propagar a violência física e psicológica, acaba por resultar em uma violência ainda mais danosa para os adolescentes que é o abuso sexual propagado por seus pais, padrastos, avôs, tios e irmãos. O abuso sexual é uma forma presente de violência doméstica, geralmente mantida em silêncio, mascarado pela revolta, pela conspiração do sentimento de impotência, passividade e submissão. Desta forma, a violência sexual é também considerada fator multifatorial, isto é, de saúde pública. Este estudo tem como objetivo trazer um alerta através de uma cartilha elaborada pelas estudantes, almejando-se atingir variados grupos de profissionais como médicos, professores, psicólogos, à população em geral e aos próprios adolescentes.

Palabras clave : Abuso Sexual Intrafamiliar; Adolescente; Poder; Cartilha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License