SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Abuso Sexual Intrafamiliar em Adolescentes e Suas ReflexõesLa Investigación en México Sobre el Punto de Vista del Propio Estudiante de Educación Superior Hacia su Desarrollo Académico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

LOSADA, Analia Verónica  y  LUPIS, Bernardita Lioy. Etiologia e Prevenção da Bulimia Nervosa e Anorexia Nervosa. Psicol. Am. Lat. [online]. 2018, n.30, pp. 26-43. ISSN 1870-350X.

O objetivo do trabalho a seguir foi explorar os fatores de risco associados ao desenvolvimento de um Transtorno Alimentar (TCA), através de uma revisão da literatura. Foram analisados fatores de risco psicológicos e socioculturais, que podem explicar a etiologia da bulimia nervosa (BN) e anorexia nervosa (AN). Com base na identificação dos fatores, foram avaliadas diferentes estratégias de promoção da saúde, de prevenção primária, secundária e terciária, analisando essas estratégias de prevenção de diferentes estruturas teóricas. No que se refere à comparação de diferentes estratégias de prevenção primária, secundária e terciária e promoção da saúde, conclui-se que é uma área de importância capital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, bem como para interromper o curso de Transtornos da conduta alimentar. A prevenção terciária tem sido a mais estudada até à data, o que mostra que ainda deveriam ser investigados mais sobre prevenção primária e secundária. Além disso, os programas de prevenção ainda não demonstraram que podem interromper o curso de um quadro clínico de Bulimia Nervosa ou Anorexia Nervosa.

Palabras clave : Etiologia; Causas; Transtornos Alimentares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License