SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Variables académicas y extracurriculares predicen adaptabilidad carreraEvaluación de los intereses profesionales: revisión de estudios con la escala de asesoramiento profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

LUCENA, Andressa da Silva; OTTATI, Fernanda  y  CUNHA, Felipe Augusto. O apego materno-fetal nos diferentes trimestres da gestação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 13-24. ISSN 1870-350X.

O objetivo principal do estudo foi identificar como se manifesta o apego materno-fetal nos diferentes trimestres da gestação. Supõem-se que as expectativas, sentimentos e pensamentos expressados durante a gestação, facilitem ou dificultem o envolvimento na díade. Participaram desta pesquisa nove gestantes, com idades entre 22 a 37 anos e com escolaridade variando de Ensino Médio incompleto a Ensino Superior Completo. As gestantes foram divididas de acordo com o período gestacional, sendo três gestantes no primeiro trimestre, três no segundo e três no terceiro. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semidirigida. Os resultados evidenciaram que há o apego materno-fetal durante o processo gestacional e que não houve diferenciação de demonstração do apego nos diferentes trimestres de gestação.

Palabras clave : gravidez; vínculo; maternidade; amor materno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License