SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31El apego materno-fetal en los diferentes trimestres de la gestiónActitudes y conductas de riesgo en la conducción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AMBIEL, Rodolfo A. M.; NORONHA, Ana Paula Porto; ALVES, Bárbara de Paula  y  BARROS, Leonardo de Oliveira. Avaliação dos interesses profissionais: revisão de estudos com a Escala de Aconselhamento Profissional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 25-38. ISSN 1870-350X.

No Brasil, entre as opções de instrumentos disponíveis para a avaliação de interesses profissionais se encontra a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), um instrumento que conta com diversos estudos publicados que afirmar sua qualidade psicométrica. Este artigo tem como objetivo apresentar os estudos publicados com a EAP. Em maio de 2019 foi realizada uma busca e foram encontradas 34 pesquisas, publicadas entre 2007 e 2018. Os estudos são apresentados em oito categorias: estrutura interna da EAP; relações com aspectos afetivos e de personalidade, com instrumentos de avaliação cognitiva e de interesses profissionais, com o contexto familiar, variáveis acadêmicas, com relatos de experiência e estabilidade dos interesses. Por fim, encontra-se uma síntese dos estudos.

Palabras clave : psicometria; avaliação psicológica; testes psicológicos; orientação vocacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License