SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Assessment of professional interests: review of studies with the Professional Counseling ScaleDigital technologies e motivation to learning: contributions of Self-Determination Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

TOSI, Jeremías; TROGOLO, Mario  and  LEDESMA, Rubén D.. Atitudes e comportamentos de risco na condução. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 39-52. ISSN 1870-350X.

Os comportamentos e atitudes de condução desempenham um papel importante na segurança rodoviária. Este estudo analisa as atitudes em relação ao risco e ao comportamento de risco dos motoristas em Córdoba, Argentina. Duzentos e sessenta e oito motoristas (51,1% do sexo feminino, 18-75 anos) selecionaram questionários de atitudes e comportamentos de risco no trânsito. Os resultados mostram uma atitude negativa geral e uma frequência relativamente alta desses comportamentos. Por outro lado, diferentes análises de regressão mostraram que o componente instrumental da atitude (i.e., praticidade e benefício percebido) previu positivamente a tendência geral de conduzir de forma arriscada. No entanto, observam-se variações na importância das diferentes componentes da atitude (experiencial ou instrumental) em função do comportamento estudado. Os jovens condutores e os homens relataram atitudes mais positivas em relação ao risco de condução. As implicações práticas dos resultados são discutidas.

Keywords : atitudes; comportamentos de risco; condução; segurança rodoviária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License