SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Avaliação dos interesses profissionais: revisão de estudos com a Escala de Aconselhamento ProfissionalTecnologias digitais e motivação para aprender: contribuições da teoria da autodeterminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

TOSI, Jeremías; TROGOLO, Mario  e  LEDESMA, Rubén D.. Atitudes e comportamentos de risco na condução. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 39-52. ISSN 1870-350X.

Os comportamentos e atitudes de condução desempenham um papel importante na segurança rodoviária. Este estudo analisa as atitudes em relação ao risco e ao comportamento de risco dos motoristas em Córdoba, Argentina. Duzentos e sessenta e oito motoristas (51,1% do sexo feminino, 18-75 anos) selecionaram questionários de atitudes e comportamentos de risco no trânsito. Os resultados mostram uma atitude negativa geral e uma frequência relativamente alta desses comportamentos. Por outro lado, diferentes análises de regressão mostraram que o componente instrumental da atitude (i.e., praticidade e benefício percebido) previu positivamente a tendência geral de conduzir de forma arriscada. No entanto, observam-se variações na importância das diferentes componentes da atitude (experiencial ou instrumental) em função do comportamento estudado. Os jovens condutores e os homens relataram atitudes mais positivas em relação ao risco de condução. As implicações práticas dos resultados são discutidas.

Palavras-chave : atitudes; comportamentos de risco; condução; segurança rodoviária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License