SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Attitudes and risky driving behaviorsSupervised Internship in Psychology in Higher Education: Subjectivity Theory Contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane de  and  BZUNECK, José Aloyseo. Tecnologias digitais e motivação para aprender: contribuições da teoria da autodeterminação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 53-63. ISSN 1870-350X.

Motivar o aluno para aprender é uma das constantes preocupações dos profissionais que atuam em contexto educacional. Diante de uma geração de jovens que apresentam um uso intenso de recursos e aplicativos tecnológicos digitais, pesquisadores tem direcionado seus estudos para investigar as possíveis contribuições dessas tecnologias à promoção e à manutenção da motivação do estudante para aprender. O presente estudo traz os principais resultados alcançados com pesquisas que buscaram investigar a motivação dos alunos para aprender com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e tece considerações à luz dos pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Espera-se que as informações dispostas nesse estudo possam ampliar os conhecimentos de professores, psicopedagogos e psicólogos quanto às questões que tratam da motivação dos alunos para estudar com uso das TDIC.

Keywords : tecnologias digitais; motivação para aprender; teoria da autodeterminação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License