SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Atitudes e comportamentos de risco na conduçãoEstágio supervisionado em psicologia na educação superior: contribuições da teoria da subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane de  e  BZUNECK, José Aloyseo. Tecnologias digitais e motivação para aprender: contribuições da teoria da autodeterminação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp. 53-63. ISSN 1870-350X.

Motivar o aluno para aprender é uma das constantes preocupações dos profissionais que atuam em contexto educacional. Diante de uma geração de jovens que apresentam um uso intenso de recursos e aplicativos tecnológicos digitais, pesquisadores tem direcionado seus estudos para investigar as possíveis contribuições dessas tecnologias à promoção e à manutenção da motivação do estudante para aprender. O presente estudo traz os principais resultados alcançados com pesquisas que buscaram investigar a motivação dos alunos para aprender com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e tece considerações à luz dos pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Espera-se que as informações dispostas nesse estudo possam ampliar os conhecimentos de professores, psicopedagogos e psicólogos quanto às questões que tratam da motivação dos alunos para estudar com uso das TDIC.

Palavras-chave : tecnologias digitais; motivação para aprender; teoria da autodeterminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License