SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Evaluación de la adaptación a la enseñanza superiorDesempeño cognitivo de individuos que sufrieron accidente cerebrovascular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

VIEIRA, Bruno  y  MAYORGA, Claudia. Juventude, ativismo político, políticas públicas e a confusão que é articular isso tudo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.32, pp. 107-117. ISSN 1870-350X.

A despeito de estudos e pesquisas que dicotomizam a participação política juvenil em dois polos opostos - ora participação plena, ora apatia -, o que podemos enxergar além dessa polarização a respeito da participação política juvenil? Com este texto, propomos uma discussão que envolve a conceituação do termo juventude, a articulação juvenil com a política e a questão da incidência de jovens na realização de políticas públicas voltadas para si. Analisamos duas questões importantes nesse esteio: a percepção do ativismo juvenil como uma forma de contestação a uma ordem adultocrática - posta como um braço dos processos coloniais - e a necessidade da interseção entre juventude e outros marcadores sociais (como gênero e raça) na construção de políticas públicas.

Palabras clave : juventude; participação; política; psicologia social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License