SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Advances in Positive Psychology in BrazilBehavioral intervention in women with Fibromyalgia: clinical significance and reliable change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

RODRIGUEZ, Jacobo Herrera; ZAYAS, Jesica Vega  and  COYASO, Francisco Javier Ruvalcaba. Autópsia psicológica: Revisão e proposta de aplicação em casos de suicídio e feminicídio no México. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.32, pp. 143-156. ISSN 1870-350X.

Este documento apresenta uma investigação cujo objetivo é estabelecer os elementos de reflexão para propor a aplicação da técnica de autópsia psicológica como auxílio no estudo epidemiológico especializado em casos de suicídio e na investigação policial jurídica e epidemiológica nos casos de femicídios. O trabalho consistiu na pesquisa e revisão documental em coleções físicas quanto em bases de dados, de materiais constituídos de propostas técnicas ou relatos de emprego de autópsia psicológica como técnica forense. No trabalho foram analisadas as origens, métodos e possibilidades de aplicação da autópsia psicológica. Como resultado, verificou-se que, embora a denominação de autópsia psicológica seja uma concepção geral, existem diferenças entre as propostas, das quais a técnica pode ser purificada e aproximações de protocolos para casos como o suicídio ou Feminicídio. No final, conclui com um esboço da proposta para a aplicação de autópsia psicológica com base na inclusão de elementos técnicos de diferentes protocolos.

Keywords : Autópsia psicológica; suicídio; homicídio; feminicídio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License