SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Autopsia psicológica: revisión y propuesta de aplicación en casos de suicidio y feminicidio en MéxicoPercepciones de espiritualidad de los pacientes con cáncer: un estudio cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

KIRCHNER, Luziane de Fátima; REIS, Maria de Jesus Dutra dos  y  QUELUZ, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues. Intervenção comportamental em mulheres com fibromialgia: Significância clínica e indice de mudança confiável. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.32, pp. 157-167. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de 20 sessões de intervenção analítico-comportamental sobre o estresse, a ansiedade, a depressão, as habilidades sociais e a incapacidade frente a dor em mulheres com fibromialgia (n=4). Os efeitos foram mensurados pela Significância Clínica e Índice de Mudança Confiável (Método JT, Jacobson & Truax). Todas as participantes responderam aos instrumentos de autorrelato para medir as variáveis, e o cortisol foi coletado ao despertar. Verificou-se que as sessões foram efetivas, com mudanças positivas nas pontuações de todos os instrumentos. No entanto, não foram encontradas mudanças na resposta do cortisol. Se discutem as implicações para os estudos futuros, assim como a importância de conduzir avaliações com o uso de medidas diretas, além do autorrelato, para a identificação da Significância Clínica.

Palabras clave : significância clínica; dor crônica; intervenção comportamental; fibromialgia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License