SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Behavioral intervention in women with Fibromyalgia: clinical significance and reliable change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

PALLINI, Ana Celi; OTTATI, Fernanda; CREMASCO, Gabriela da Silva  and  CUNHA, Felipe Augusto. Percepções de pacientes oncológicos sobre espiritualidade: um estudo qualitativo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.32, pp. 169-179. ISSN 1870-350X.

A espiritualidade é considerada uma experiência individual, que leva a crença ou não em um deus, e que produz significados para a vida, não estando necessariamente ligada a prática religiosa. Ela tem sido ferramenta útil para algumas áreas, principalmente  a da saúde, fato que contribuiu para o aumento do interesse de profissionais na compreensão e investigação desse fenômeno. Considerando que o câncer é uma das doenças mais temidas e que tem crescido consideravelmente, essa pesquisa buscou verificar as percepções sobre a espiritualidade de pacientes oncológicos em processo de tratamento. Tratou-se de um estudo qualitativo com oito participantes, sendo seis mulheres, que foram entrevistados individualmente. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, e os resultados possibilitaram discutir sobre a importância da elaboração de trata mentos e estratégias de enfrentamento que pudessem englobar a espiritualidade, para melhor compreensão, apoio, humanização e ressignificação da doença e vida dos pacientes.

Keywords : enfrentamento; doença; psicologia; oncologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License