SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Reuniões de cura, realizando as tarefas da psicologia latino-americana para a libertaçãoBrasileiro é assim: fatalismo associado à identidade sobre ser brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

DIAS, Maria Sara de Lima. O legado de Martin-Baró: a questão da consciencia latino americana. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 11-22. ISSN 1870-350X.

Este estudo se baseia em observações da autora, bem como em livros e publicações em que se referenciam os trabalhos de Martín-Baró. Observa-se a singularidade e pioneirismo de seu estudo, que aponta para a fundamental relação entre a alienação e a consciência. Ao trabalhar a identidade do povo latino-americano como originada e sobreposta a uma visão dominante baseada em sua relação com o colonizador evidencia-se a importância de Martin-Baró para os estudos decoloniais. A atualidade de seu pensamento expresso na psicologia da libertação revela a necessidade da ação social e comunitária em uma realidade como a brasileira, que reclama para a psicologia uma práxis que seja capaz de atender as reais necessidades das maiorias populares em situação de sofrimento. Em relação à população latino-americana, existe a necessidade de refletirmos sobre uma psicologia forjada para um rosto humano e para uma consciência interpelante da realidade.

Palavras-chave : sofrimento; identidade; alienação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License