SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33El legado de Martin-Baró: El problema de la conciencia latinoamericanaFronteras coloniales, Psicología de la Liberación y la desobediencia indigena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

OLIVEIRA, Mateus Rodrigues de  y  SCHLOSSER, Adriano. Brasileiro é assim: fatalismo associado à identidade sobre ser brasileiro. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 23-32. ISSN 1870-350X.

O interesse da escolha desse tema no contexto brasileiro diz a respeito às generalizações e às implicações que os comportamentos e atitudes fatalistas podem causar. Esta pesquisa busca identificar os conteúdos fatalistas no discurso sobre a identidade do ser brasileiro. De abordagem qualitativa, participaram 16 indivíduos, com idades entre 18 a 30 anos, divididos igualmente por sexo. Foram realizadas entrevistas individuais semidirigidas, em local e horário pré-agendado. As entrevistas foram transcritas, sendo posteriormente realizada análise temático-categorial, por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, dando origem a 3 categorias: identidade, comportamento do brasileiro e ideologias regionais. Os resultados encontrados manifestam múltiplas facetas de comportamentos fatalistas, os quais estão expressos nos discurso do ser brasileiro, e de tal forma internalizados que não são refletivos sobre sua construção social. Dada à importância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de outras formas de identificar manifestações do fatalismo, bem como em outros contextos e grupos específicos.

Palabras clave : Psicologia da libertação; Psicologia social; Práxis psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License