SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Brasileiro é assim: fatalismo associado à identidade sobre ser brasileiroSaúde mental em contextos de violência: Da libertação à transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

FARIA, Lucas Luis de  e  MARTINS, Catia Paranhos. Fronteiras coloniais, Psicologia da Libertação e a desobediência indígena. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 33-42. ISSN 1870-350X.

Este texto apresenta um recorte das inquietações da experiência de viver e pesquisar na fronteira. Parte-se de pressupostos  do pensamento de Martín-Baró pela libertação dos povos oprimidos para discutir as fronteiras no contexto conflituoso do estado de Mato Grosso do Sul (MS), em especial na região de Dourados, território tradicionalmente ocupado pelos Kaiowá e Guarani. A Psicologia da Libertação e as perspectivas decoloniais e descolonizadoras são utilizadas para questionar as fronteiras coloniais impostas aos povos Kaiowá e Guarani. Por fim, são feitos breves apontamentos para o posicionamento e a atuação crítica da Psicologia, sendo que uma das tarefas urgentes é libertar-se das amarras ao desobedecer a cartilha colonizadora e posicionar-se contra ela.

Palavras-chave : Psicologia social; Indígenas; Fronteira; decolonialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License