SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Fronteiras coloniais, Psicologia da Libertação e a desobediência indígenaRecuperar o legado de Martín-Baró: Psicologia social da guerra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

CANTILLO, Katterine Vargas; JIMENEZ, José Eduardo Lozano; MARIN, Angélica Paternina  e  VEGA, Laura J. Gil. Saúde mental em contextos de violência: Da libertação à transformação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 43-51. ISSN 1870-350X.

Trinta e um anos após a morte de Ignacio Martín-Baró, sua mensagem e testemunho ainda são válidos. Este artigo é uma construção que parte de seus postulados e articula-se à realidade de uma Colômbia, que embora distante no tempo, está muito próxima em sua dinâmica social a El Salvador de Martín-Baró. É apresentado um tour que analisa a relação entre saúde mental e conflito, particularmente no contexto social colombiano, marcado nas últimas décadas pela presença de guerrilheiros, tráfico de drogas e paramilitarismo, no âmbito de um Estado deslegitimado pela corrupção, clientelismo, luta por poderes e uma sociedade dividida, ora indiferente, ora profundamente comovida. Em seguida, é analisada a relevância da saúde mental no marco regulatório colombiano, dando uma aparência geral do lugar conquistado na legislação, a fim de garantir os direitos dos nacionais. A seguir, a realidade mencionada é analisada a partir das vozes de seus protagonistas mais vulneráveis: as crianças. Em outro momento, considera-se a ressignificação da dor e do sofrimento, como forma de reivindicar o potencial humano de reinventar e dar sentido a situações adversas a partir do reconhecimento das pessoas como sujeitos de direitos e agentes transformadores. Por fim, questiona-se a psicologia e os psicólogos sobre o papel que eles desempenham nessa realidade e faz-se uma chamada para responder a um momento histórico que não permite posições intermediárias e que demanda profissionais que fazem a diferença e escolhem por serem facilitadores de profundas transformações sociais, a partir da convicção ética e epistemológica.

Palavras-chave : Saúde Mental; Conflito; Direitos Humanos; Sofrimento; Psicologia; Transformação Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License