SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Mental health in contexts of violence: From liberation towards transformationThe practice of psychology in poverty contexts: Contributions by Martin Baró author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

PALMA, Cristian. Recuperar o legado de Martín-Baró: Psicologia social da guerra. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 53-65. ISSN 1870-350X.

Este artigo é uma tentativa de identificar, começar a desenvolver e recontextualizar algumas das linhas centrais de trabalho que poderiam acompanhar a práxis psicológica no atual momento histórico, com base no trabalho de Martín-Baró. . Com base nas mesmas linhas levantadas no livro „Psicologia social da guerra, trauma e terapia", de Ignacio Martin Baró, alguns conceitos centrais são explorados, propõe-se esclarecer alguns conceitos centrais, tais como: violência sociopolítica, trauma psicossocial, guerra psicológica resiliência, tristeza; Da mesma forma, situando o desenvolvimento de linhas de pesquisa em psicologia social da guerra no atual contexto regional, tais como: psicologia da tortura, psicologia do desaparecimento forçado, psicologia do deslocamento forçado e efeitos psicológicos da violência sexual . Espera-se, ao final deste passeio, ter contribuído para redimensionar o lugar da práxis psicológica em nossas sociedades, a partir de um compromisso ético e político a partir da conscientização de nossos processos sócio-históricos e o compromisso com a transformação de condições estruturais e sociais. histórico que sujeita nossos povos no ciclo de violência.

Keywords : Psicologia da libertação; violência sociopolítica; trauma psicossocial; resiliência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License